O Prêmio Melhores do Esporte 2024, realizado pela Premium Comunicação Integrada de Marketing, via Lei do Esporte (LIEC), com o patrocínio master da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (SESPORT) e Governo do Estado do Espírito Santo, tem como objetivo homenagear os melhores atletas capixabas do ano de 2024.
A premiação consiste na entrega de troféus MELHORES DO ESPORTE 2024 para o primeiro lugar de cada modalidade esportiva participante do prêmio, além de premiar o ATLETA DO ANO 2024 DO ESPIRITO SANTO, eleito pelo voto popular.
Os resultados serão divulgados em solenidade no dia 4 de dezembro de 2024, em evento exclusivo para convidados.
PARTICIPAÇÃO DAS FEDERAÇÕES
Podem participar do Prêmio Melhores do Esporte 2024 as Federações e Associações Esportivas do Espírito Santo que tenham participado pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (SESPORT) dos programas, Voe Atleta, Bolsa Atleta, LIEC – Leis de Incentivo ao Esporte Capixaba, ou Chamamento Público da SESPORT.
Cada Federação ou Associação deve enviar as indicações dos atletas e paratletas, com nome completo, contato, foto e minicurrículo, até às 18h do dia 17 de novembro de 2024, para a comissão organizadora. Cada entidade pode indicar até 3 atletas ou paratletas por modalidade. Caso existam mais de uma federação da mesma modalidade, cada uma poderá indicar até 3 atletas e o júri especializado selecionará apenas 1 atleta dentre todos os indicados para ganhar o prêmio.
As Federações e Associações são responsáveis pelas indicações. A comissão organizadora poderá intervir caso o prazo não seja cumprido ou se os atletas indicados não possuírem títulos de destaque em nível estadual, nacional ou internacional.
ATLETAS E PARATLETAS INDICADOS
A participação dos atletas se dará por indicação das Federações e Associações esportivas com representação no Estado, podendo indicar até três atletas, de ambos os sexos, em qualquer faixa etária.
Somente atletas federados e participantes dos programas citados no tópico II – item 1- poderão participar.
Apenas os atletas vencedores em suas modalidades, com títulos em campeonatos nacionais ou internacionais, poderão concorrer ao título de ATLETA DO ANO 2024.
Os nomes dos atletas vencedores em cada modalidade serão revelados na solenidade de premiação em 4 de dezembro de 2024, junto com os vencedores dos títulos de ATLETA DO ANO 2024 pelo voto popular.
Os cinco atletas indicados pelo júri especializado estarão disponíveis para votação popular entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro de 2024.
JÚRI ESPECIALIZADO
O júri especializado será composto por 15 pessoas, incluindo jornalistas esportivos, representantes da SESPORT, e especialistas em diversas áreas do esporte capixaba.
A votação do júri especializado ocorrerá entre os dias 19 e 22 de novembro de 2024.
As decisões serão soberanas e tomadas por votação secreta. Em caso de empate, a comissão organizadora terá direito ao voto de minerva.
MECÂNICA DE VOTAÇÃO
A votação será realizada em três fases:
Indicação de Atletas e Paratletas pelas Federações e Associações: Cada federação e associação poderá indicar até 3 atletas ou paratletas por modalidade. Caso existam mais de uma federação da mesma modalidade, cada uma poderá indicar até 3 atletas e o júri especializado selecionará apenas 1 atleta dentre todos os indicados para ganhar o prêmio.
Voto do Júri Especializado: O júri especializado avaliará os atletas e paratletas indicados e selecionará o melhor representante de cada modalidade, considerando critérios de desempenho, resultados e impacto no esporte.
Voto popular: Em votação online, o público escolherá o “Atleta do Ano 2024”, dentre os vencedores de cada modalidade.
PREMIAÇÃO
Cada vencedor por modalidade receberá um troféu na solenidade de premiação a ser realizada no dia 4 de dezembro de 2024.
O atleta mais votado pelo público será premiado como ATLETA DO ANO 2024.
DISPOSIÇÕES GERAIS
O não cumprimento das exigências resultará em desclassificação.
Ao participar, os atletas concordam com a divulgação de sua imagem em meios de comunicação sem ônus aos organizadores.
Casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora e, em segunda instância, pelo júri especializado.