SESPORT

Investir no esporte é promover a saúde e a cidadania. 2024 foi o ano de ouro do esporte capixaba, com a Secretaria de Esportes e Lazer investindo R$ 179 milhões em infraestrutura e apoio aos nossos atletas e paratletas. Conheça os Projetos da SESPORT

Criado pelo Governo do Estado, por meio da Lei n° 9.366/2009, o programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), tem como objetivo principal beneficiar atletas e paratletas de alto rendimento com o auxílio financeiro mensal que deve ser utilizado para manutenção dos resultados obtidos e da carreira esportiva do atleta no ano de recebimento do benefício. 

De acordo com a legislação vigente, podem participar do processo de seleção do programa os atletas nascidos e residentes no Espírito Santo há, no mínimo, dois anos, bem como os atletas não nascidos no Espírito Santo, mas que competem pelo estado, e tenham residência comprovada de, no mínimo, cinco anos no Espírito Santo. 

O projeto Campeões de Futuro oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 6 e 17 anos em todos os 78 municípios do Estado. O objetivo é oportunizar aos alunos a prática esportiva e a cultura do esporte aliada a educação, de forma a promover o desenvolvimento integral, como a formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Os núcleos do Campeões de Futuro podem contar com até 100 alunos nas modalidades individuais ou até 200 alunos nas modalidades coletivas. No local, eles aprendem as mais diversas modalidades, como atletismo, basquetebol, bodyboarding, boxe, capoeira, futebol sete, futebol de areia, futebol de campo, futsal, ginástica rítmica, handebol, jiu jitsu, judô, karatê, kick boxing, natação, taekwondo, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

O Voe Atleta, antigo Compete Esportivo, é um programa que custeia passagens de avião, com o intuito de viabilizar a participação de atletas e paratletas capixabas em competições nacionais e internacionais.

Vai Atleta

Criado e Regulamentado pela Portaria Nº 001-R de 05 de Março de 2024, este programa tem por finalidade atender as demandas do Esporte Capixaba para viagens terrestres. 

Realizada pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), a Copa Sesport tem o intuito de promover o esporte nos municípios capixabas por meio da maior paixão nacional: o futebol. Criada para ser uma competição de seleções, a Copa Sesport vai contar com uma equipe de cada município.

A ideia da Secretaria é realizar o torneio em formato eliminatório (mata-mata) com partidas regionalizadas, de ida e volta, sendo realizadas em todos os municípios do Espírito Santo, garantindo assim, a participação das equipes e a presença dos torcedores em todas as praças esportivas.

A etapa estadual é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em parceria com a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Espírito Santo e o IPAC. O evento tem o objetivo de fortalecer a cultura quilombola, promover a inclusão social e revelar novos talentos para o futebol capixaba.

Essa será a primeira edição da Copa Nacional de Futebol Quilombola e envolve 24 Estados do País para escolher os representantes da competição nacional. Apenas Roraima, Acre e Distrito Federal estão fora da Copa por não terem comunidades quilombolas.

Principal competição estudantil do Estado, os Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) são realizados pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) e têm por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas em todas as escolas do Estado. Além disso, contribui para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania com aplicação de conhecimento e oportunidades de acesso às práticas esportivas escolares. A competição pode contar com a participação de alunos de escolas públicas, municipais, estaduais, institutos federais, e particulares, nas seguintes faixas etárias: Infantil – 12 a 14 anos. Juvenil – 15 a 17 anos

A competição estudantil é realizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e segue até o dia 03 de outubro, com 18 modalidades. São elas: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

Os alunos que representarão o Espírito Santo na competição foram os campeões da categoria infantil dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), que são realizados anualmente pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). Na edição 2023 do Jeb´s, sediada em Brasília-DF, o Espírito Santo encerrou sua participação com 16 ouros, 14 pratas e 19 bronzes, totalizando 49 medalhas.

Os Jogos da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e envolvem atletas de 15 a 17 anos de todas as 27 unidades federativas do País. No total, serão 4.208 estudantes de 2.231 escolas públicas e privadas, em uma competição multiesportiva de alto nível técnico, realizada desde 2000.

O evento tem se tornado cada vez mais importante na transição desses estudantes atletas para o alto rendimento. Tanto que 37% dos atletas brasileiros que estiveram em Paris na Olimpíada deste ano tiveram passagem pelos Jogos da Juventude.

A competição equivale à fase nacional dos Jogos Escolares na categoria juvenil. Entre setembro e outubro, o Estado participou também dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s), organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e voltados para a categoria infantil (12 a 14 anos). A competição aconteceu em Recife-PE e o Espírito Santo conquistou 69 medalhas: 21 ouros, 20 pratas e 28 bronzes.